domingo, 3 de março de 2013

Ser Especial

  Muito se fala em deficiência e inclusão nos dias atuais. Entretanto, é possível ver que na sociedade brasileira, existem grupos de pessoas que ainda continuam excluídas, simplesmente  porque possuem limitações que as fazem especiais.

  O significado de consideramos as pessoas iguais, muda bastante quando pensamos que muitas pessoas não podem ser tratadas da mesma forma, justamente porque possuem necessidades especiais que nos obrigam a considerá - las e tratá - las de maneira diferente dentro das suas limitações.

  E isto não é discrminação, porque a nossa própria Consituição prevê que todos devem ser tratados de maneira igual quando há possibilidades; e devem ser tratadas de maneira desigual, quando existem, limitações. Esta é a maneira correta de considerar as pessoas, respeitando as limitações de cada um, e brindando tratamento desigual e específico àqueles que não podem responder aos padrões "normais" intituídos pela nossa sociedade.

  Sendo assim, observa - se que o número de pessoas com deficiência aumentou muito nas últimas décadas, e infelizmente ainda não existe uma sociedade preparada para recepcionar estes seres especiais, os quais precisam de cuidados, assistência médica e educação especializadas. O país tampouco se preparou para isso, e atualmente o que vemos são crianças que vivem sem muita previsão de futuro, simplesmente porque não têm acesso a pelo menos uma educação que lhes prepare para sobreviver sozinhos.

  E aqueles que têm acesso a este tipo de educação, não a recebe de maneira adequada, por aspectos essenciais como a falta de formação profissional de professores para lidar com estas crianças; a falta de conhecimento e educação da sociedade e dos próprios pais e familiares; a falta de políticas para atender adequadamente às necessidades destas crianças; a deficiência e falta de coordenação do Poder Judiciário quando o mesmo é provocado; a falta de leis adequadas e a aplicação errônea das mesmas; e sobretudo a ignorância sobre o tema, que acaba levando à discriminação e à injustiça.

  Neste sentido, o nosso blog tem como objetivo essencial abordar o assunto da educação especial, considerando os aspectos sociais, pedagógicos, políticos e jurídicos do tema, com a finalidade principal de identificar as deficiências, de maneira que seja permitido apresentar possíveis soluções que ajudem a fortalecer o sistema educacional, para direcioná - lo também àquelas crianças que não são como todas, simplesmente porque são "especiais".

  E sobretudo é preciso lembrar essencialmente e em qualquer circunstância da vida, sem deixar de considerar sobretudo no papel nobre de educadores: o ser humano, somente pode alcançar a qualidade de vida, quando é respeitado na sua essência; sendo esta, a única possibilidadde que lhe permite alcançar a plenitude da sua dignidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário