Declaração de Salamanca: é a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que trata os princípios, políticas e práticas da educação especial. Sua origem é em favor dos direitos humanos a partir da década de 60.
A convenção da Declaração de Salamanca, realizou-se em Junho de 1994, com objetivos e intenções. Ela visa a inclusão social ao lado da convenção de direitos da criança (1988), proporcionando uma oportunidade única de colocação de educação especial dentro da estrutura de educação para todos.
A declaração ampliou o conceito e visão das necessidades educacionais incluindo as crianças que não estejam sendo beneficiadas pela educação escolar, sejam as portadoras de deficiências, as com dificuldades temporárias ou permanentes, assim como as crianças que repetem o ano letivo, as que são obrigadas a trabalhar, as que vivem na rua, aquelas que vivem em situação de extrema pobreza e desnutrição, as vítimas de guerra e as que sofrem abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou as que simplesmente estão fora da escola.
O princípio fundamental da escola, segundo a convenção, é que todas as crianças deveriam aprender juntas, independente de qualquer diferença, as escolas inclusivas devem reconhecer as necessidades diversas dos alunos e estas crianças devem receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que estes alunos tenham uma educação efetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário