quarta-feira, 6 de março de 2013

Direito Preferencial

  Segundo a Constituição Federal (ART. 208 Inc. III), relata que o atendimento educacional especializado deve estar disponível a todos e em níveis de ensino escolar (básico e fundamental). Ou seja, é obrigatório.
  Também com base na LDBEN (ART. 58 e seguintes), o atendimento educacional especializado deve sempre ser feito em funções específicas dos alunos, quando não possível essa integração, tem de ser feita nas classes comuns regulares.
  Esse tipo de atendimento especializado, não deve ser substituído pelo regular, pois cada caso deve ser avaliado de maneira ímpar, porque nem sempre o regular pode substituir o especializado.
  Segundo a LDBEN, as pessoas interpretam de maneira errônea o que relatamos acima, que a educação especial é indispensável.
  Porém, a própria LDBEN em seu artigo 4, determina que o ensino regular no atendimento especial em alguns casos se torna obrigatório.
  Outra situação da LDBEN (ART. 58 e seguintes) aborda as diferenças entre o atendimento educacional especializado e educação especial (emenda constitucional número 1 no capítulo do "Direito a Ordem Econômica e Social").
  Portanto o direito ao atendimento especializado - ART.58, 59 e 60 - explica o seguinte: que o objetivo do trabalho com esses alunos é romper as barreiras que impedem ter acesso ao ensino regular comum.
  Na educação especial, alguns alunos não evoluem para turmas comuns, mas mesmo assim esses alunos devem ter um enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos social entre outros.

2 comentários:

  1. O princípio fundamental da inclusão é o acolhimento, sem restrições ou qualquer tipo de barreira que tenta nos isentar da responsabilidade de sermos solidários com as pessoas portadoras de necessidades epseciais.Embora a legislação seja importante para que haja garantias civis, somente o respeito é que garante que essas pessoas sejam inseridas e reconhecidas pela sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Por isso nosso blog se inicia com a palavra CURA, pois estamos com sede de mostrar que a sociedade está precisando da cura , em relação ao preconceito , que muitas vezes está dentro de casa , e as vezes em uma sociedade despreparada e precisando de cura , pois a interação ja foi mostrada que exerce um peso fundamental sobre o crescimento em relação á crianças , e adultos com necessidades especiais.

    ResponderExcluir