quinta-feira, 30 de maio de 2013

libras-língua brasileira de sinais.

Segundo o mec,para garantir o  atendimento dos alunos,deve ser disponibilizado professor para Atendimento Educacional Especializado (AEE) ,profissional para atuar em atividades de apoio,tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais(libras)e guia intérprete entre outros.Por meio do programa Dinheiro Direto na Escola,o MEC disponibiliza recursos financeiros às escolas públicas para a acessibilidade arquitetônica nos prédios escolares.Entre 2008 e 2012,foram contempladas 37.541 escolas .O MEC financia a aquisição de veículos acessíveis para o transporte escolar,priorizando o atendimento dos municípios com maior número de pessoas com deficiência ,e em idade escolar,cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BCP).Em 2012,foram disponibilizados 1.279 veículos.
Nos próximos dois anos ,a meta é alcançar 378mil matrículas de beneficiários do BCP com deficiência,de 0 a 18 anos.Transporte Escolar Acessível-até 2014,serão disponibilizados 2.609 veículos acessíveis para o transporte escolar  de estudantes com deficiência .Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais-até 2014, 42 mil escolas serão contempladas por esta ação e 30 mil salas de recursos multifuncionais implantadas serão atualizadas .Escola Acessível - até 2014, 57.541 escolas serão beneficiadas por essa ação.
As escolas públicas e privadas devem garantir o acesso e a permanência  dos estudantes com deficiência em classes comuns ,promover a articulação entre o ensino regular e a educação especial e ofertar o AEE  no contraturno,além de promover a participação da família no processo educacional e a interface com as demais politicas  públicas.Com o objetivo de apoiar a transformação dos sistemas educacionais em sistemas  educacionais inclusivos ,o Decreto 7.611/2011 ratificou o duplo financiamento para matrículas de estudantes com deficiência,na escolarização e em turno contrário ,no AEE complementar ou suplementar.
O MEC por meio da Secretaria  de Educação  Continuada ,Alfabetização, Diversidade  e Inclusão (SECADI),apoia a formação continuada de professores para atuar no atendimento educacional especializado, ofertado nas salas de recursos multifuncionais ,como também ,,a formação continuada dos demais profissionais  das escolas .Em 2011/2012 , foram ofertadas cerca de 32 m il vagas ,através da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação  básica ,e o Viver sem Limite prevê expandir a oferta de formação de professores ,tradutores e intérpretes da libras,visando apoiar a organização da educação bilíngue nas escolas publicas com matrículas de estudantes surdos .Em 2006, foi instituído o curso de graduação em LETRAS/LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA ,a distância em 18 polos ,nas cinco regiões do país .Até 2014 , o Viver sem Limite prevê a criação de 27 novos cursos de LETRAS/LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (licenciatura  e bacharelado), com a oferta de 810 vagas por ano e 12 cursos de pedagogia na perspectiva bilíngue ,ofertando 360 vagas por ano.
trechos tirados da reportagem do MEC à revista  mundo da inclusão .editora minuano págs 6 á 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário