quinta-feira, 30 de maio de 2013

02 de abril, Dia da Conscientização do Autismo.

Aconteceu no dia 07 de abril de 2013 uma concentração na Praça das Bandeiras, no Gonzaga em Santos em comemoração ao dia mundial de conscientização - dia 02 de abril. Uma iniciativa do Grupo Acolhe Autismo que reuniu educadores, familiares e pais acompanhados de seus filhos autistas.
                Uma atmosfera de muita alegria envolveu quem participou neste domingo do movimento. Balões e cata-ventos azuis enfeitaram a Praça das Bandeiras e os participantes vestidos com uma camiseta azul clara com o símbolo do autismo, entregavam panfletos de esclarecimento e conscientização sobre o que é o autismo.
O autismo faz com que as crianças sintam o mundo de forma diferente. É uma disfunção global do desenvolvimento. A criança autista tem dificuldade de comunicação, de se socializar com outras pessoas e de se comportar dentro do ambiente em que vive.
Cada autista tem um grau de dificuldade diferente um do outro e características de comportamento diferente um do outro. Uns são atingidos na fala, outros tem acessos de raiva, recusa colo ou afagos, dificuldades de expressar necessidades, preferem a solidão, riso inapropriado e rotação de objetos.  Estas são algumas características apresentadas pelo autista.
Segundo a educadora Ana Lúcia Felix, coordenadora do Grupo Acolhe Autismo-Santos-SP., o autista incluso necessita de ajuda para se comunicar. Na sala de aula é preciso chamar a atenção deles, pois são muito visuais. Deve se usar olho no olho para envolvê-los para que de alguma forma eles compreendam o que está sendo dado na sala de aula. Quanto mais se repete o que esta sendo falado, mais fácil ele assimilará, lógico, dentro de suas limitações.

Por fim, houve uma apresentação de capoeira que envolveu o ambiente de mais alegria ainda, pois os alunos autistas se apresentaram.






Nenhum comentário:

Postar um comentário