domingo, 7 de abril de 2013

Visita ao CECOF / CER - São Vicente

Segundo a diretora da instituição, são 89 alunos matriculados que chegam a instituição com laudo médico, indicando as necessidades específicas de cada um. São crianças com Síndrome de Down, autismo em vários graus, cadeirantes, deficientes intelectuais e etc. Segundo Noemi, as crianças participam das várias oficinas de artesanato além do esporte, dança, brinquedoteca, costura e marcenaria, tudo com o auxílio dos monitores. Nas salas de artesanato são feitas camisetas, fuxicos, pintura, caixas decoradas e além disso os alunos ajudam financeiramente fazendo empadas e pães de mel. Nas aulas de educação física o foco é a interação entre os alunos.
O objetivo maior do CER é promover a socialização (caixa alta) entre os alunos, por isso os monitores tem todo o cuidado necessário no tratamento desses alunos, inclusive com o PCS.
Para que os pais estejam sabendo de tudo que acontece da evolução dos filhos, existe uma agenda que é uma forma de comunicação entre pais e filhos.
Há uma sala para autismo com a área cognitiva mais comprometida, pois se colocados em outra salas eles se sentem perdidos, esta sala funciona no período da manhã e tarde.

- O que é o PCS?

É um dos sistemas simbólicos mais utilizados em todo o mundo. Picture Communication Symbols, criado em 1980 pela fonoaudióloga estadunidense Roxanna Mayer Johnson. No Brasil ele foi traduzido como PCS, Símbolos de Comunicação Pictória. O PCS possui uma característica: desenhos simples e claros, de fácil reconhecimento e adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados, extremamente úteis para a criação de atividades.






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